ORÇAMENTO ANUAL 2025

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A CONSEQUÊNCIA JA É FATO, PIOR FICARA COM O ACORDO ENTRE MUNICÍPIO DE PAULÍNIA(MDP) E O ESTUDIO PAULÍNIA CONSTRUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE ESTUDIOS SPE LTDA, QUE DE INTERESSE PUBLICO NÃO TEM NADA, UMA DIVIDA QUE VAI ESTENDER, NÃO ENCOLHER...

6ª Sessão Ordinária de 2023

VOTO DISTRITAL: COMO FUNCIONA
Vamos entender?

EDUCAÇÃO BASE CORRICULAR

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

PAULÍNIA, TAMOS JUNTOS!

Título:

O corporativismo adotado na política de Paulínia protegendo grupos e corporações no proveito de poucos, desconsiderando o interesse comum sem divisão de risco, com sobrecarga para a cidade e para população, seguida por um custo de vida alto e sem desenvolvimento, sitiado por partidos políticos e agregados transformando a maquina pública numa ferramenta política.

No estender dos anos a sequência do poder discricionário e fiscalizatório do dever público, postulada de cidade rica, sob o exercício das obrigações legais da sociedade, com disputas acirradas pelo poder, até surgir uma nova classe dominante e servil adotada de um novo modelo socioeconômico e especulativo sem processo sustentável dos órgãos públicos, como no desenvolvimento sustentável da cidade, margeando o plano diretor com agravante na implantação da censura branca.

As  dúvidas nas licitações, contratos, empenhos, liquidados e pagos, crescem com a falta do debate, questionamentos dos vereadores e das comissões permanentes nas audiências públicas, como nas prestações de contas, visto também os projetos de lei aprovados com urgência não realizados com permuta, desapropriação e locação, junto de serviços e obras, faltando fiscalização e exposição clara dos representantes do povo.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

PAULÍNIA, PROJETO DE LEI Nº 10/2009


Fidelidade partidária ou representação política, o cidadão vem tendo dificuldade em suas necessidades com os partidos políticos, buscando um representante que compartilham com seus anseios e prioridades por uma vida melhor...

Na celebração do convênio protocolado com n° 4.203/09 entre Município de Paulínia e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo com o projeto de lei nº 10/2009 nasce o pedágio de bloqueiocom aprovação da Câmara de Vereadores para execução de obras e serviços no “melhoramento” e pavimentação da estrada vicinal PLN - 311, (Estr. Mun. Ivo Macris) ligando o município de Paulínia por 400 metros, cabendo ao munícipio expropriação da área para possibilitar a pavimentação pelo DER, no Bairro João Aranha, ligando à Cosmópolis (Estr. Mun. Ivo Macris) como ”Avenida da Indústria e Comércio”, com extensão total de 14,00 km, ligando  Americana, Paulínia e Cosmópolis pela vicinal.

15.1. O Município declara ter obtido todas as autorizações necessárias para a celebração do presente Convênio, assumindo a responsabilidade por tal declaração.

15.2. Fica eleito o foro da comarca da Capital de São Paulo, com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir dúvidas ou litígio decorrentes da execução deste Convênio.

E por estarem de acordo, os Partícipes assinam o presente Convênio em 3 (três) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo qualificadas.

Com  acesso principal pela Rodovia Professor Zeferino Vaz km 132,5 no Viaduto Chamas do Progresso ao distrito industrial de quase 70.000 m² no Bairro Cascata prejudicado pelo pedágio, ainda sim, vêm sendo aprovados nesses longos anos valores astronômicos nos orçamentos anuais, uma fonte de recursos para transposição, já que não é compatível com a infraestrutura aprovada para o distrito industrial, visto também os danos causados aos moradores do Bairro João Aranha e no desenvolvimento da região, usada como pano de fundo o Plano de Mobilidade Urbana integrado ao Plano Diretor.

Difícil compreender e aceitar os benefícios destas obras com o convênio afirmado com D.E.R, de acesso Paulínia a Cosmópolis, junto daqueles que aprovaram o convênio, mediante ao descaramento de pessoas no desconhecimento de documentos oficias, incluindo as comissões permanente da câmara envolvidas no projeto de lei, com o anuncio do governo estadual anunciando a construção do pedágio, uma vez que poderia ser visto como rota de fuga a estrada vicinal PLN - 311, atual Estr. Mun. Ivo Macris, faltou cuidado do poder público com a população e com a cidade de Paulínia.


domingo, 19 de junho de 2022

PAULÍNIA, SUPRESSÃO E ADITAMENTO

Sistema viário de interligação da Av, João Aranha com a Av. dos Trabalhadores, e da obra de arte especial tipo ponte estaiada sobre o rio Atibaia, de maneira clara do objeto garantindo competição e impessoalidade, visto pelo menor preço global motivada e justificada com prazo na execução e entrega, considerando a proposta mais vantajosa, economicidade e qualidade, dado o conhecimento prévio dos licitantes, vencida pelo Consorcio Paulitec com contratação no valor de R$ 49.305.342,20 reais com duração de 24 meses, prorrogável por mais 6meses, sendo que em 2021 foi solicitado pela empresa reequilíbrio financeiro econômico, com a possível falha novamente da administração pública nos termos de aditamento na contratação pelo menor preço global, deixando bastante confuso o Contrato 92/2020 nos valores atuais.

O cenário econômico que o país vem sofrendo é preocupante com enormes consequências, elevando os preços de muitos produtos e serviços, ampliando a importância da transparência e fiscalização das contas públicas evitando uma crise maior na qualidade e quantidade das políticas públicas. As anuências em contratos num passado não tão longe com aditamento nas obras da Ponte da Rhodia, como na interligação e obras no antigo hospital de Paulínia com compra e instalação dos equipamentos, também visto na licitação do transporte público, entre outros não divulgados trás insegurança no cuidado do erário pelo poder publico.

As medidas nas condições de pagamento do novo contrato do sistema viário trás muitas dúvidas dos valores, haja vista o valor das obras publicado no semanário oficial e o termo de reequilíbrio financeiro econômico atualizando o saldo contratual para R59.211.786,28 reais um valor que não confere com os dados apresentados, somando o valor do contrato após a supressão e aditamento de R$ 72.890.347,50 reais valor esse também com dúvidas, agora somando reequilíbrio financeiro econômico, termo de supressão e aditamento ultrapassa os R$ 81milhões de reais, também com dúvidas, com 21 meses de obras do sistema viário e a ponte estaiada, sendo que foi aprovado pelo os vereadores projetos de lei e credito adicional suplementar e especial, vigente no orçamento que superou os R$ 85 milhões de reais 
empenhado.            

 SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS

terça-feira, 5 de abril de 2022

Paulínia, impacto nas contas púbicas

Paulínia e a responsabilidade fiscal, compromisso do poder público com orçamento no planejamento e gastos, que devem ser apresentado e aprovado com transparência pelo legislativo para a população; o quê a classe política e seus partidos que superpõem os recursos da cidade, que muito pouco faz para corrigir a crise na representatividade política, democracia não é um regime político que é exercida pela soberania do povo, cadê a expressão completa no interesse da população e da cidade com suas particularidades, juntos das prioridades, seguido por desmazelos dos nossos representantes e as dificuldades dos eleitores com melhores opções, onde esta o cuidado dos legisladores no parecer técnico do tribunal de contas; onde esta a transparência?                

Os "direitos administrativos público no funcionamento das regras dos contratos e licitações formalizadas no interesses sociais e os princípios de direito administrativo na prerrogativa legal nos atos administrativo" rebatendo com os fatos e  indefinições na cidade, da brevidade, do instante, do fugaz divergindo dos interesses do povo e suas necessidades no desenvolvimento sustentável, intercalados por interesses alheios e uma publicidade do dever público.

O Brasil junto de outros países foram atingidos por uma crise social, econômica e política, uns mais, outros menos visto pelo empenho de cada governo por consequência da pandemia continuado por conflito geopolítico. Paulínia dispõe de uma receita considerável frente a muitas cidades do país, o empenho no planejamento sobrevindo do orçamento, não representa na quantidade e qualidade das políticas públicas na cidade, desprovidos de uma fiscalização eficiente por longos anos dos vereadores e do controle interno, visto também na tolerância do ministério público com o erário, a população devem contemplar o planejamento com atenção no desenvolvimento, vigilante nas pendencias das obras e serviços pequenos e grandes, supervisionando as contas públicas que chega com mistérios subentendido de estudo e empenho no orçamento e nos próximo quatro anos por desenvolvimento. 

domingo, 20 de fevereiro de 2022

A BASE DO SILÊNCIO


A base do governo com maioria na câmara municipal pode ser vista como boa ou ruim para a população...

Ao longo dos anos temos acompanhando os fatos controversos e desastrosos em Paulínia que pode colocar em perigo as boas ações na cidade, deixando a dúvida nos detentores dos recursos amarrados por acordos.

Por muito tempo vem sendo posto em prática os acordos políticos sob as lideranças partidária e pessoal com consequências e deficiência na fiscalização das contas públicas, que pode sofrer perda por ter uma receita divergente, ou com a reforma tributária pelo governo federal e novas fontes energéticas, sem uma política de desenvolvimento sustentável para Paulínia. A cidade tem hoje um gasto que pode ser insustentável no futuro, pode não estar distante, atingindo a todos, muitas cidades são exemplos de receitas duramente afetadas por mudanças políticas e fiscais.

Diferente dos anos anteriores com a promessa da Câmara na transparência, maior visibilidade no planejamento e configuração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária com uma melhor dinâmica na elaboração e compreensão dos valores gastos pelo poder público, entretanto na 9ª Sessão Extraordinária da Câmara de 2021, faltou o contraditório, debate e questionamento, prática essa muito usada nas sessões e as ausências nas audiências públicas, com vastos argumentos para justificar o injustificado, sem apresentar e pontuar as mudanças feitas na elaboração do instrumento de planejamento e orçamento da cidade que é fundamental para os próximos quatro anos.

A dúvida se configura com a revitalização da área central aprovada com urgência em 2020 pelos vereadores na permuta e a restituição milionária entre prefeitura e a empresa proprietária da área do antigo museu, compra e instalação de equipamentos na finalização das obras de reformulação e interligação do novo hospital, como também as obras do sistema viário que liga a região do João Aranha ao Parque da Represa e região, contratado por 49 milhões de reais com mais ou menos 55% das obras concluídas e já tem empenhado 85 milhões de reais, próximo está o transporte público e a licitações. Existem pequenas obras sendo executadas, outras já concluídas na cidade por pequenas empresas, junto vêm os serviços de porte médio e grande prestados nas escolas, creches e imeis, com as OS na saúde, seguido pelo silêncio dos vereadores nos questionamentos.

23ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025

AS ARTIMANHAS E AS APROVAÇÕES DE PROJETOS DE LEI ESTREMAMANTE IMPORTANTES EM BLOCO SEM DEBATE OU QUESTIONAMENTOS NA 23ª SESSÃO ORDINÁRIA COM PROJETO DE LEI Nº 44/2025, E OUTROS NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA MOSTRA A REAL CRISE NA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA, COM UM ORÇAMENTO QUE PODE ULTRAPASSAR OS R$ 3 BILHÕES E 400 MILHÕES DE REAIS EM 2026...
ORDEM DO DIA
04) DISCUSSÃO ÚNICA E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 44/2025, DO EXECUTIVO, QUE DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DE DIRETRIZES A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2026 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARECERES: Nº 213 DA COMISSÃO DE FINANÇAS, E Nº 223 DA COMISSÃODE OBRAS (FAVORÁVEIS)
"https://paulinia.siscam.com.br/arquivo?Id=249484"

01) DISCUSSÃO ÚNICA E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 06/2025, DO EXECUTIVO, QUE ALTERA PARCIALMENTE O ANEXO I, QUADRO DE CARGOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 66, DE 27 DEZEMBRO DE 2017, QUE DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS DO QUADRO GERAL DOS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA. PARECERES: Nº 203 DA COMISSÃO DE JUSTIÇA; Nº 210 DA COMISSÃO DE FINANÇAS; Nº 218 DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, E Nº 220 DA COMISSÃO DE OBRAS (FAVORÁVEIS)
O presente Projeto de Lei Complementar tem por objetivo tratar do enquadramento funcional do cargo de educador infantil, em razão dos efeitos jurídicos proferidos pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no âmbito da ação direta de inconstitucionalidade n O 2256828-37.2019.8.26.0000, já transitada em julgada.
"https://paulinia.siscam.com.br/arquivo?Id=255836"

LEI COMPLEMENTAR Nº 66, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017
" https://leismunicipais.com.br/a1/sp/p/paulinia/lei-complementar/2017/6/66/lei-complementar-n-66-2017-dispoe-sobre-a-implantacao-do-plano-de-cargos-carreiras-e-vencimentos-do-quadro-geral-dos-servidores-da-prefeitura-municipal-de-paulinia"

02) DISCUSSÃO ÚNICA E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 07/2025, DO EXECUTIVO, QUE ALTERA DISPOSITIVO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 92 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2022 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARECERES: Nº 204 DA COMISSÃO DE JUSTIÇA; Nº 211 DA COMISSÃO DE FINANÇAS, E Nº 221 DA COMISSÃO DE OBRAS (FAVORÁVEIS)
A alteração proposta permite que o executivo, por intermédio de suas pastas técnicas, notadamente Secretaria de Planejamento, Habitação e Obras e Serviços Públicos, autorize a implantação de empreendimentos voltados à população de baixa renda, utilizando como parâmetros referenciais, programas habitacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado e Governo Federal, aumentando significativamente a oferta de unidades habitacionais para a população de baixa renda.
"https://paulinia.siscam.com.br/arquivo?Id=255863 "

Art. 16. A Zona Urbana Mista 2 (ZUM2), para além da multifuncionalidade, com predominância do uso não residencial, caracterizam-se pela média densidade na ocupação do solo e como áreas de transição entre regiões predominantemente residenciais e industriais. (Redação dada pela Lei Complementar nº 106/2023)
"https://leismunicipais.com.br/a1/sp/p/paulinia/lei-complementar/2022/9/92/lei-complementar-n-92-2022-institui-a-lei-de-uso-e-ocupacao-do-solo-do-municipio-de-paulinia-e-da-outras-providencias"

03) DISCUSSÃO ÚNICA E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 08/2025, DO EXECUTIVO, QUE DISPÕE SOBRE A READEQUAÇÃO SALARIAL DO CARGO DE EDUCADORA INFANTIL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. PARECERES: Nº 205 DA COMISSÃO DE JUSTIÇA; Nº 212 DA COMISSÃO DE FINANÇAS; Nº 219 DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, E Nº 222 DA COMISSÃO DE OBRAS (FAVORÁVEIS)
https://paulinia.siscam.com.br/arquivo?Id=256708

05) DISCUSSÃO ÚNICA E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 62/2025, DO EXECUTIVO, QUE ALTERA DISPOSITIVO DA LEI Nº 4.329 DE 08 DE AGOSTO DE 2023 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARECERES: Nº 206 DA COMISSÃO DE JUSTIÇA; Nº 214 DA COMISSÃO DE FINANÇAS, E Nº 224 DA COMISSÃO DE OBRAS (FAVORÁVEIS)
No referido processo judicial, o Egrégio Órgão Especial do TJSP declarou a inconstitucionalidade da Lei Municipal n O3.168/2010, que possibilitou a "transformação" do cargo de "educador infantil" em "professor de educação infantil - creche".
PARECER Nº 86/2025 - PROCURADORIA
Considerando ser essencial ajustar a legislação municipal de modo a melhor atender ao interesse público e a população do município, especialmente no tocante à moradia para população de baixa renda, cujos programas habitacionais não foram desenvolvidos adequadamente na última década, apresenta-se o presente projeto como forma de adequar o texto legal vigente, para que possamos nos enquadrarem um dos Programas Habitacionais do Estado de São Paulo, notadamente, o Casa Paulista, para que tenhamos o maior aproveitamento possível de gleba de propriedade do Município de Paulínia, em termos de unidades habitacionais voltados à população mais carente.
"https://paulinia.siscam.com.br/arquivo?Id=257043"
O STF e o poder de requisição de informação pelo vereador.
O RE 865.401 e o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal

PREFEITURAS E MINISTÉRIO PÚBLICO

Cabe ao Ministério Público, dentre suas várias tarefas, fiscalizar o uso do patrimônio e de recursos públicos – no caso dos promotores de justiça, eles investigarão possíveis delitos nas Prefeituras e Câmara de Vereadores. Portanto, caso haja crimes dentro da administração pública, seja por servidores públicos ou por pessoas em cargos eletivos, cabe ao MP abrir um processo judicial.

A promotoria, que age para proteger patrimônio público, deve estar sempre atenta e fiscalizar as ações das prefeituras, analisar as licitações, a contratação de serviços e produtos, além de concursos e processos seletivos no setor público municipal. Os processos mais comuns são contra desvio de verba pública, improbidade administrativa e tráfico de influência.

O procurador municipal é o guardião das lei do seu município; saiba como o trabalho desse profissional melhora a gestão pública.

São várias as cidades brasileiras que podem contar com o trabalho de um procurador municipal. Mas você sabe qual é a função desse profissional na administração pública? Confira algumas das tarefas de um procurador, a importância do seu trabalho e da sua presença em cada município do país.

PONTE DO JOÃO ARANHA SOBRE O RIO ATIBAIA INICIADA EM 23 DE OUTUBRO DE 2020 PELO CONSÓRCIO PAULITEC POR 49 MILHÕES REAIS , R$ 23 MILHÕES A MENOS ESTIMADO NA LICITAÇÃO QUE FOI DE POUCO MAIS DE R$ 72 MILHÕES DE REAIS.
É IMPORTANTE A PUBLICAÇÃO DA PLANILHA ORÇAMENTARIA , DAS OBRAS DO SISTEMA VIARIO, INCLUÍNDO A PONTE ESTAIADA APRESENTADO PELA VENCEDORA DA LICITAÇÃO, DARIA MAIS PUBLICIDADE E TRANSPARENCIA DOS VALORES GASTOS...
As obras têm inicio no Bairro Patropi na Rotatória da Av. Paulista próximo a UPA do Planalto. A ponte terá 260 metros de extensão, sendo 120 metros da ponte estaiada e 140 convencionais, no total o sistema viário terá mais ou menos 1650 metros a ser construída, terminando na Estrada Municipal de Paulínia no PLN 360 Parque da Represa, neste mês de Outubro de 2022 completou 24 meses do inicio das obras, não sendo concluída no prazo do contrato , porém com o novo contrato e aditamento ultrapassou os R$ 73.000.000,00 de reais e terá mais 6 meses para finalizar acompanhada das multas: VEJA NO LINK !

10. DO PRAZO DE EXECUSÃO
10.1. Será de 24 (vinte quatro) meses a partir da emissão da Ordem de Serviço (OS) pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Publico - SMOSP

Parágrafo Primeiro: As medições serão realizadas a cada 30 (trinta) dias, a partir da data de emissão da primeira ordem de serviços, de acordo com as quantidades efetivamente executadas e com os preços unitários constantes da planilha orçamentária da licitante vencedora do certame.

Parágrafo Sexto: A gravidade do atraso será aferida, em cada medição, de maneira cumulativa, procedendo-se à comparação entre o valor total acumulado previsto pela Contratada no cronograma físico-financeiro apresentado e o total acumulado efetivamente realizado até a medição em questão.

Minuta de Lei do Novo Plano Diretor e outros