terça-feira, 5 de julho de 2011

DESABAFO!



 Hoje vou falar de mim, das minhas expectativas, ansiedades, inseguranças e medo, conseqüente do futuro que não conheço, por mais preparado que procuramos estar com cursos e absorvendo o máximo de informações que os anos nos dão, não da para ter uma boa perspectiva de futuro, essa insegurança me deprime com todas as dificuldades que vem surgindo no dia a dia, curso daqui e ali e nada.
Com meu afastamento do mercado de trabalho em conseqüência de saúde na família, ficando dez anos cuidando do meu pai, a situação foi ficando difícil.
Fico feliz por dever cumprido, mas a maior decepção é não ter acesso ao mercado de trabalho, segundo a mídia e governo, tá sobrando vagas, não é bem assim, quando se passa dos quarenta anos de idade, tudo fica mais difícil.
O governo estende os anos para aposentadoria, as empresas e comércios mascaram que não dão preferência aos mais jovens, como as pessoas mais velhas deixassem de consumir.
Noticiam que têm vagas para as pessoas acima dos quarenta anos, nunca é na área do nosso conhecimento, temos que correr atrás dos cursos, ai vem à minha decepção, mesmo tendo concluído um técnico e muitos cursos temporários, nem sempre estamos apto para disputar uma vaga no mercado de trabalho.
Os cursos que estão disponíveis pela rede privada ou governamental, não estão preparados para passar informação, conhecimento e pratica para que possamos retornar a um novo trabalho, geralmente estão mais preocupados com o retorno financeiro ou políticos, que ensinar.
As vagas disponíveis para os mais velhos nas empresas e comércios, são aquelas que não conseguem preenche-las por falta de interesses das pessoas mais jovens, não é uma regra, mas são fato, funções que temos que começar de baixo, e salário baixo também, estraçalhando o nosso padrão de vida.